Dois grupos locais se apresentam nesta sexta-feira na abertura do Fetacam – Festival de Teatro de Campo Mourão. Durante a tarde foi apresentado o espetáculo infantil “Pequeno Paraíso”, do Curso Livre de Teatro da Fundacam- turma 1, e a noite, (20 horas) será apresentada a peça “O Velho Relojoeiro” com a Cia Experimentos de Teatro. O Festival promovido pela Prefeitura de Campo Mourão, através da Fundacam (Fundação Cultural) segue até o dia 29 com uma programação gratuita no Teatro Municipal e Casa da Cultura, além de espaços alternativos como Praça São José e calçadão central. A programação reune companhias de teatro de cidades do estado, além de grupos de Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro. Também serão realiadas oficinas e debates durante a programação.
Apresentam-se este ano sete companhias na Mostra Oficial, dois grupos de teatro na Mostra Regional de Teatro e outros três na Mostra Local, selecionados entre os formados nos cursos da Fundacam.
Entre as companhias participantes estão: Grupo Circo Teatro Sem Lona e Grupo Márcia Costa (de Maringá), grupo Dionísio de Joinville (SC), Ceta- Centro Experimental de Teatro e Artes de Nova Iguaçu (RJ), Cia Talagada – Teatro de Formas Animadas de Itapira (SP), Grupo Núcleo Ás de Paus (de Londrina), e Grupo Mênades & Sátiros Cia de Teatro, de Londrina (PR). Além de Companhias de Campo Mourão e Mamborê.
O Festival tem como debatedor Beto Lanza, mestre em Teatro pela Unirio/RJ Especialista em Gestão Cultural pelo Instituto Itaú Cultural e Universidade de Girona/ Espanha.
Maiores informações sobre a programação estão disponíveis no site: WWW.fundacam.com.br. Os ingressos podem ser retirados, gratuitamente, na Casa da Cultura/Coordenação de Ação Teatral.
Programação final de semana – Neste sábado, 24 (10 horas) acontece o espetáculo “Tempos de Cléo” do Grupo Márcia Costa, de Maringá, no calçadão central. Às 20 horas será apresentado o espetáculo “Muito Barulho por Nada”, do Grupo Circo Teatro Sem Lona (Maringá), no Teatro Municipal. No domingo, 25, será apresentado o espetáculo “Deu Fandango na Ciranda”, do Grupo Trapos, às 20 horas no Teatro Municipal.
Oficinas – Durante o Fetacam serão ministradas as oficinas: “Atuação e Esoterismo”, “Confecção e Manipulação de Boneco Articulado”, “Soundpainting – Mochila Encantada” e Oficina Interpretação Autoral (parceria com SESC). Quem se interessar pelas oficinas, poderão fazer as inscrições na Casa da Cultura/Coordenação de Ação Teatral, na Avenida Comendador Norberto Marcondes, 684 – telefone(44) 3523-7889.