A onda de ocupações dos colégios estaduais que se alastrou pelo Paraná pode colocar em sério risco a realização da fase final dos Jogos Abertos do Paraná, que está marcada para a cidade de Guarapuava, entre os dias 21 e 29 de outubro.
Isso porque diversos colégios que estão destinados para alojamento dos atletas estão ocupados por estudantes que lutam contra a medida provisória de reforma do ensino médio editada pelo governo Michel Temer (PMDB) e também contra a PEC 241 que congela os investimentos federais por 20 anos.
Um exemplo desta situação é o Colégio Estadual Heitor Rocha Kramer, que fica localizado no Alto Cascavel, em Guarapuava. O local foi o segundo na cidade a ser ocupado e permanece sob controle dos estudantes desde o último dia 11. O colégio está destinado a ser alojamento dos atletas de Campo Mourão nos Jogos Abertos e a situação gera preocupação.
De acordo com informações obtidas pelo Blog do Raoni, ainda não há nenhum posicionamento a respeito do problema. O Secretário de Esportes de Campo Mourão, Carlos Gabriel Zanata, entrou em contato com a secretaria municipal de esportes de Guarapuava que ainda aguarda orientações da Secretaria de Esportes do Paraná.