O movimento Ocupa Paraná, que protesta contra a MP de reforma do ensino médio e também contra a PEC 241 que congela os investimentos públicos por 20 anos, realizou assembleia das ocupações durante toda a quarta-feira, 26. Representantes de ocupações de diversos colégios e cidades paranaenses participaram da reunião que aconteceu em Curitiba.
O dia foi de intensas conversas sobre o futuro do movimento. O Ocupa Paraná deixou claro que não há nenhuma orientação para desocupação das escolas. “Na assembleia, no entanto ficou claro que não haverá desocupação sem a garantia do atendimento de nossas pautas” diz trecho da nota do movimento. Contudo, a assembleia também definiu que cada ocupação tem autonomia para decidir se mantém e quando por fim a paralisação: “entendemos em assembleia que esta decisão (de desocupar ou não) cabe apenas ao conjunto dos estudantes de cada escola”.
De acordo com o próprio movimento, “muitas propostas foram feitas, lidas e aprovadas pela assembleia”. Confira algumas pautas levantadas pelo movimento:
1- Criação de um decreto que garanta a promessa do governo do estado que disse que irá vetar a aplicação da MP 746/2016 no Estado do Paraná.
2- Garantia de anistia para que não existam perseguições, demissões, ameaças aos estudantes, professores, pais e simpatizantes que ocupam e apoiam as escolas ocupadas.
3- Garantia da realização de uma Conferência Estadual Livre e Aberta pela Reforma do Ensino Médio no estado do Paraná, para debatermos com toda a sociedade sobre a precarização do ensino e as condições das escolas publicas no Paraná, visto que, se não aceitamos a proposta de Temer, também não queremos que o governador decida sozinho sobre a reforma que queremos aqui no estado.
4- Exigir que o governo federal, na instancia do MEC e com a ajuda do governo estadual e municipal de cada cidade, realoque os locais de prova do ENEM, assim como a UFPR fez com o vestibular e o TRE fez com as eleições.
5- Prazo de sete dias para o Governo de o estado atender todas as nossas exigências a partir da data da divulgação do documento completo.