A estudante secundarista Ana Julia, do Colégio Estadual Senador Manoel Alencar de Guimarães de Curitiba, sacudiu o Paraná na tarde da última quarta-feira, 26, com um pronunciamento forte na tribuna da Assembleia Legislativa do Estado.
Ana Julia falou sobre o momento vívido pela educação paranaense, sobre as ocupações e indagou os parlamentares sobre a quem pertence a escola. “A gente precisa de uma reforma que tenha sido debatida, que tenha sido conversada” afirmou.
A adolescente não poupou os próprio deputados que estavam na ALEP ao dizer com todas as letras: “Eu convido vocês a olhar a mão de vocês. A mão de vocês estão sujas com o sangue do Lucas, não só do Lucas, como de todos os adolescente estudantes que são vítimas disso. O sangue do Lucas está na mão de vocês. Vocês representam o Estado”. Ana Julia fez alusão ao estudante Lucas Eduardo Araújo Lopes, que foi morto dentro de uma escola ocupada.
Assim que a adolescente proferiu essas palavras o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB) interrompeu a fala da estudante para dizer que ela não poderia atacar os parlamentares: “Aqui ninguém estão com a mão manchada de sangue não” disse o presidente Traiano. Outros deputados se mostraram desconfortáveis com tal afirmação e refutaram a acusação. O público se exaltou e o presidente da casa ameaçou encerrar a sessão. No entanto, os ânimos se acalmaram e a estudante pode terminar o seu pronunciamento.
O discurso de Ana Julia correu o Brasil e teve grande repercussão, pois não foi apenas neste trecho que ela se expressou de forma contundente.
Veja o vídeo: