Das milhares de pessoas que visitaram o Cemitério Municipal São Judas Tadeu neste Dia de Finados, a maioria respeitou as recomendações da administração local, especialmente sobre vasos e flores deixados nos túmulos. “Tivemos a colaboração da população até mesmo quanto a limpeza. A maioria recolheu o lixo e depositou nos latões colocados em vários pontos do cemitério”, afirma o administrador, Roberto Casarotti.
Agentes de endemias também estiveram no Cemitério orientando as pessoas para não deixarem nos túmulos flores, vasos ou recipientes que acumulam água para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti. Funcionários do cemitério também trabalharam o dia todo para garantir maior comodidade aos visitantes, inclusive para aqueles que encontram dificuldades em localizar os túmulos dos familiares.
Apesar da consciência da maioria, houve muitos casos de vasos e plantas deixados nos túmulos com plástico ou pétalas que acumulam água. Já nesta quinta-feira os funcionários do Cemitério começaram a retirar essas embalagens. “Existe um decreto que nos autorizada a retirar esses objetos porque é uma questão de saúde pública”, justifica Casarotti.