Acontece nesta segunda-feira, 21, no Colégio Estadual Vinicius de Moraes em Campo Mourão, a abertura da exposição Encrespa CM. A exposição marca o dia da Consciência Negra e faz parte de um projeto realizado com o apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura na modalidade FEPAC.
“A gente tem o hábito de embranquecer a nossa história e, com isso, muitas vezes é difícil encontrarmos nosso lugar e nos aceitarmos enquanto negras e negros” afirmou a jornalista e fotografa Paula Fernandes, que é a idealizadora do projeto.
O projeto conta com a parceria e amplo apoio da comunidade escolar do Colégio Vinicius de Moraes e a exposição será realizada um dia após a passagem do Dia Nacional da Consciência Negra. A data marca a morte de Zumbi dos Palmares, líder quilombola que simboliza a luta contra a escravidão no Brasil e foi morto enquanto defendia sua comunidade e lutava pelo direito do seu povo. “Escolhemos essa data para a exposição em conjunto com a direção do colégio, justamente para enfatizar a importância desse marco no nosso calendário”, completa a jornalista.
Participam do projeto alunas do Colégio Vinicius de Moraes.
O lançamento da exposição será a partir das 19h30min, no pátio do colégio e é aberta à comunidade.