A APP Sindicato, que representa professores e funcionários da educação no Paraná, solicitou, formalmente reunião com o governo do Paraná para tratar da reposição dos três dias de greve.
A APP entende que a greve é legal, não foi judicializada e que, portanto, deve haver a reposição dos dias parados. Caso o governo Richa (PSDB) cumpra a sua promessa e desconte do salário dos educadores, estes não teriam obrigação de repor esses dias e os estudantes saíram prejudicados com a perda de 12 horas em sua carga horária: “Nós da APP-Sindicato estamos fazendo todos os esforços para que ela (falta) não seja atribuída. Caso o Estado insista em fazer o lançamento da falta, nós orientamos que os trabalhadores não façam reposição até que essas faltas sejam negociadas. Até o final deste mês ninguém deve marcar a reposição. Se as faltas forem atribuídas, nos só faremos a reposição quando elas forem negociadas com o Estado”, orienta a secretária Educacional da APP, professora Walkiria Mazeto.
Os(as) educadores decidiram, no último sábado (18), pela suspensão da greve, após três dias sem atividades nas escolas. A categoria decidiu manter estado de greve, além da continuidade das mobilizações.
Confira o conteúdo da carta enviada ao governo: