Um total de 19 mães de Campo Mourão estão doando leite ao Banco de Leite Materno mantido pelo Programa Cegonha Feliz da Secretaria Municipal de Saúde. O número de doações é considerado ótimo pela coordenação do programa.
“Atribuímos esse magnífico resultado às campanhas de divulgação feita pelos veículos de comunicação da cidade, aos colaboradores das unidades de saúde e especialmente à consciência e solidariedade dessas mamães”, agradece a enfermeira responsável pelo programa, Eloir Marcolino.
Ela lembra que o leite doado é utilizado para alimentar bebês prematuros ou enfermos na UTI-Neonatal da Santa Casa. A coleta é feita pelo Programa Cegonha Feliz nos domicílios das doadoras às terças-feiras.
“Toda quarta-feira o leite coletado é levado para o Hospital Universitário de Maringá, onde passa por um processo de pasteurização para só então retornar para Campo Mourão pronto para o consumo nas UTIs”, explica a enfermeira, ao acrescentar que é necessário enviar ao HU o dobro do leite utilizado, tendo em vista o custo que o Hospital tem no processo de pasteurização.
No mês passado, para marcar ao Dia da Doadora de Leite Humano, a administração municipal realizou uma recepção no gabinete para agradecer as mães doadoras. As que não puderam comparecer foram visitadas pela primeira-dama e presidente do Provopar, Hosana Tezelli.