Matéria do g1 com comentários desse blogueiro.
Ao menos 59 dos 513 deputados federais que tomam posse nesta terça-feira (1º) chegam à Câmara na condição de réus em ações penais, ou seja, respondem a processos nos quais são acusados de crimes, de acordo com levantamento realizado pelo G1 em 61 tribunais, entre eles o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o Supremo Tribunal Federal (STF).
Juntos, os 59 deputados do levantamento deste ano respondem a pelo menos 92 processos – em alguns casos, o deputado é acusado pelo Ministério Público por mais de um crime. A maioria das acusações se refere à administração pública, como crime contra a Lei de Licitações, peculato (quando o funcionário público se apropria de bens ou valores públicos) e corrupção. Há ainda casos de crime contra o sistema financeiro, crimes eleitorais e até crimes contra a pessoa, como homicídio e lesão corporal.
Bom, é importante antes de mais nada, lembrar que a pessoa pode ser denunciada, e isso não quer dizer que tenha praticado o fato. Mas o certo é que mais de 10% do nosso parlamento está implicado em ações judiciais. É uma lástima.
Mas não adianta só ficar reclamando. Cabe a população fiscalizar e acompanhar a vida de seu candidato de seu parlamentar. Estamos ainda longe de termos uma democracia amadurecida, mas acredito que estamos no caminho.
O mais importante agora é cobrar o judiciário e os órgãos competentes para que apurem e julguem essas denúncias e que os realmente culpados não só percam o mandato e sim paguem pelo que cometeram.
É isso!