conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Política

Câmara toma posse hoje com 59 deputados sendo processados por crimes.

Matéria do g1 com comentários desse blogueiro.

Ao menos 59 dos 513 deputados federais que tomam posse nesta terça-feira (1º) chegam à Câmara na condição de réus em ações penais, ou seja, respondem a processos nos quais são acusados de crimes, de acordo com levantamento realizado pelo G1 em 61 tribunais, entre eles o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o Supremo Tribunal Federal (STF).

Juntos, os 59 deputados do levantamento deste ano respondem a pelo menos 92 processos – em alguns casos, o deputado é acusado pelo Ministério Público por mais de um crime. A maioria das acusações se refere à administração pública, como crime contra a Lei de Licitações, peculato (quando o funcionário público se apropria de bens ou valores públicos) e corrupção. Há ainda casos de crime contra o sistema financeiro, crimes eleitorais e até crimes contra a pessoa, como homicídio e lesão corporal.

Bom, é importante antes de mais nada, lembrar que a pessoa pode ser denunciada, e isso não quer dizer que tenha praticado o fato. Mas o certo é que mais de 10% do nosso parlamento está implicado em ações judiciais. É uma lástima.

Mas não adianta só ficar reclamando. Cabe a população fiscalizar e acompanhar a vida de seu candidato de seu parlamentar. Estamos ainda longe de termos uma democracia amadurecida, mas acredito que estamos no caminho.

O mais importante agora é cobrar o judiciário e os órgãos competentes para que apurem e julguem essas denúncias e que os realmente culpados não só percam o mandato e sim paguem pelo que cometeram.

É isso!

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Comcam

Dois policiais militares ficaram feridos. O suspeito conseguiu fugir.

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.