Em tempos de pandemia, estudantes de direito do Integrado preocupados com a garantia dos direitos do consumidor, realizaram um trabalho para popularizar o aplicativo consumidor.gov.br.
Essa plataforma possibilita uma comunicação direta entre consumidor e empresas participantes. A listagem das empresas parceiras pode ser consultada na página inicial do site e também no aplicativo, sendo possível a solicitação de inclusão daquelas que não estejam cadastradas, entretanto, a participação da empresa dependerá de expresso interesse em aderir ao programa.
Para utilizar a plataforma, é necessário realizar cadastro fornecendo os dados pessoais e aceitando os termos de uso. Ao finalizá-lo, basta efetuar Login que já será possível realizar a reclamação.
Após o registro da reclamação, a empresa vai recebê-la, analisá-la e respondê-la em até 10 dias. Após o procedimento, o consumidor possui o prazo de 20 dias para comentar e classificar a resposta da empresa, onde irá informar se a reclamação foi ou não resolvida e indicar o nível de satisfação em relação ao atendimento.
É uma maneira mais segura de ter seus direitos assegurados, sem precisar se deslocar ao PROCON e até mesmo enfrentar filas.
O trabalho foi desenvolvido na disciplina projeto integrador, sob a orientação da professora Priscilla Paulo Prado com os alunos Guilherme Augusto Piques Gonçalves; Izadora Mignoso de Oliveira; João Paulo da Silva; José Eduardo de Souza Oliveira; Rafaela Stefani Schmitt; Tayná Leal da Silva.