Do Jornal Correio do Cidadão
A rodada do final de semana do Campeonato Brasileiro confirmou o que já era esperado há alguns meses: o título do Brasileirão ficou mesmo com o Cruzeiro. O time de Minas conquistou a taça ao bater o Goiás no Mineirão lotado pelos torcedores que quiseram ver de perto essa façanha mineira.
O Cruzeiro, sem dúvida, mereceu o título. Durante toda a competição se manteve por incríveis 31 rodadas na liderança não dando chances para que outras equipes se aproximassem. A Raposa lidera o campeonato desde a 6ª rodada do primeiro turno o que mostra a total superioridade do time nesta edição do Brasileirão. O Segundo colocado, o São Paulo encontra-se 7 pontos atrás.
O título coroa um ciclo de conquistas no time mineiro. O próprio bicampeonato seguido (2013-2014) expõe esta realidade. O futebol mineiro também vive uma grande fase nos últimos dois anos protagonizando conquistas e jogos emocionantes.
Este foi o quarto título brasileiro do Cruzeiro. Agora a equipe se concentra para mais uma decisão que pode lhe render a tríplice coroa. Nesta quarta-feira o time atual bicampeão brasileiro recebe o seu maior rival, o Atlético Mineiro, para decidir o título da Copa do Brasil. O Galo tem a vantagem por ter vencido o primeiro jogo por 2 a 0.
Libertadores
Já a zona de classificação para a Taça Libertadores da América ainda continua em disputa, embora o São Paulo esteja matematicamente garantido e o Corinthians com 99% de chances de disputar a competição continental em 2015.
A briga pela quarta vaga é que ainda está quente. Faltando duas rodadas para o fim do campeonato, Internacional, Atlético Mineiro, Grêmio e Fluminense continuam com chances matemáticas de classificação, o que promete render disputas muito boas nessas rodadas finais.
Rebaixamento
A disputa para se manter na Série A do Campeonato Brasileiro deverá ser a mais quente nestas últimas rodadas. O único time matematicamente rebaixado é o Criciúma. Lutam para não cair Botafogo, Bahia, Vitória, Palmeiras, Coritiba, Chapecoense e Goiás.
Situação desesperadora é a do Botafogo e do Bahia. Já Chapecoense e Goiás estão praticamente garantidos, tendo remotas chances de cair. A última vaga para a série B deve mesmo ser disputada entre Vitória e Palmeiras. O Coritiba ainda está neste bolo, mas a vitória diante do Palmeiras no último final de semana pode ter sido o suspiro que faltava para o time paranaense permanecer na elite nacional.
Já o Palmeiras tem mesmo que se cuidar para não enfrentar o terceiro rebaixamento em poucos anos. O time paulista é o primeiro clube fora da zona de rebaixamento, mas terá uma parada dura na próxima rodada: enfrentar o Internacional fora de casa. Vamos aguardar as cenas dos dois próximos capítulos.