O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) adiou para 14 de setembro a retomada do atendimento presencial em suas agências. A reabertura estava prevista para a próxima segunda-feira (24), mas foi adiada. Esta é a sétima vez que o INSS adia a reabertura das agências.
A suspensão do atendimento nas unidades ocorreu em março em razão da pandemia de covid-19 e, desde então, o INSS e a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia vem prorrogando o atendimento remoto aos segurados e beneficiários.
O INSS diz que a decisão foi tomada de forma conjunta com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, do Ministério da Economia. A reabertura deve ser de forma gradual e não haverá 100% da capacidade para atendimento presencial, como antes da pandemia.
A fila de processos acumulados não para de crescer, estima-se que haja ao menos 695 mil processos que dependem só do instituto e que não foram criados alternativas de soluções em meio a pandemia.
O cidadão que tiver necessidade de acessar os serviços do INSS terá que continuar recorrendo aos canais remotos, o aplicativo Meu INSS e a Central 135.