Em maio desse ano a Delegacia Especializada de Crimes Contra os Transportes de Cargas (DECCTC) do Espirito Santo, prendeu em flagrante um homem sob a acusação de receptação qualificada, por comprar uma carga de óleo de cozinha furtada no dia 25 de fevereiro, em Guarapari (ES).
No local foram apreendidas 47 caixas contendo 20 garrafas de óleo em cada, totalizando, aproximadamente, 820 quilos do produto do óleo da marca mourãoense Coamo. O carregamento havia saído de Campo Mourão, com destino ao município da Serra, mas foi furtado em Guarapari.
Após o furto, a prisão do envolvido e o desfecho do caso, havia o impasse do que fazer com as caixas de óleo. Foi então que a Polícia Civil deu um destino nobre e alguns dias atrás, já em agosto, converteu o objeto do furto em doação para sete instituições filantrópicas capixabas.
O responsável pela apreensão, delegado Gianno Trindade, explicou que as vítimas do furto foram procuradas para a devolução da carga, mas o proprietário e a transportadora foram ressarcidos pelo seguro e o material foi encaminhado à Justiça. “Diante disso, nós decidimos fazer o pedido de doação que foi prontamente atendido pelo juiz responsável pelo caso”, disse.
Foram beneficiadas a Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil (Acacci); a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Vitória (Apae); a Sociedade de Assistência à Velhice Desamparada (Asilo de Idosos de Vitória); o Abrigo à Velhice Desamparada Auta Loureiro Machado (Avedalma) e a Obra Social Cristo Rei, que receberam 160 frascos cada. Para a Associação Mãe Creche Shirley Alegria e Ações Sociais (Promacre) foram doados 75 frascos, e a Igreja do Evangelho Quadrangular recebeu 71 frascos que irão compor cestas básicas.