Do Correio do Cidadão
Se há três rodadas do fim do Campeonato Brasileiro já conhecemos o campeão, na penúltima foram definidas as equipes que estarão na Taça Libertadores da América em 2015.
Com Cruzeiro, São Paulo e Atlético Mineiro garantidos (este último pela vitória na Copa do Brasil) restava portanto mais duas vagas a serem disputadas por Corinthians, Internacional, Grêmio e Fluminense.
No entanto, o Internacional derrotou o Palmeiras ainda no sábado, por 3 a 1 e se garantiu na Libertadores de 2015, deixando o alviverde em situação delicada. Com a vitória do Colorado, o Fluminense ficou sem chances matemáticas de conquistar uma vaga na competição sul-americana.
Mesmo sem chances, o Fluminense arrasou o Corinthians por 5 a 2 no maracanã. O resultado abriria chances para o Grêmio continuar sonhando com a Libertadores. Mas o Tricolor dos Pampas acabou derrotado pelo Bahia por 1 a 0 e consolidou o Timão na maior competição continental.
Com a Libertadores definida, a última rodada será de emoção apenas na parte final da tabela. Três equipes entram na última rodada com chances de cair: Bahia, Vitória e Palmeiras. O Bahia tem 37 pontos e joga fora de casa contra o já garantido Coritiba. Já o Vitória enfrenta o Santos no Barradão, precisando vencer e torcer contra o Palmeiras.
O Verdão só depende de si para escapar da degola. O time paulista joga em sua nova Arena diante do Atlético Paranaense, que não tem mais nenhuma pretensão na competição.
Das três equipes que chegam a última rodada com chances de cair, duas irão disputar a Série B. O Palmeiras é o time com as maiores possibilidades de continuar na série A. Depende só de suas forças, joga em casa e diante de um adversário já sem nenhuma aspiração.
Sem a disputa pelo título e também já com os classificados na Taça Libertadores definidos, a última rodada do Brasileirão 2014 será para conhecermos quem irá se juntar a Criciúma e Botafogo na segunda divisão em 2015.