O Sindicato das Escolas Particulares do Paraná (Sinepe/PR) está distribuindo em alguns supermercados no Paraná 190 mil exemplares da cartilha “Chegou a hora de voltar para a escola, e agora?”, ilustrada pelo cartunista Ziraldo e com o personagem Menino Maluquinho como protagonista.
Apesar de ainda não haver data definida para o retorno de aulas presenciais e a discussão ter avançado pouco sobre uma volta ainda esse ano. A distribuição da cartilha pretende convencer, principalmente, os pais que ainda estão bastante preocupados com a saúde dos seus filhos e família.
Especula-se que cada escola da rede privada terá que investir no mínimo R$ 20 mil para implementar tanto os protocolos de biossegurança, que envolvem desde o distanciamento e a limpeza até a distribuição de totens com álcool em gel, como para a instalação de recursos tecnológicos, como câmeras nas salas de aula, para a manutenção do ensino híbrido.
Algumas cidades no Brasil já começaram a retomada das aulas presenciais na rede particular. No Maranhão, por exemplo, onde a rede particular retornou, alunos e professores foram infectados e as aulas tiveram que ser suspensas novamente.