Boletim médico do ex-prefeito Nelson Tureck, internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, dessa quinta-feira (10), relata que foi constatada uma infecção respiratória que impede a retirada de respirador artificial, nesse momento o quadro segue estável.
Para muitos pacientes da covid-19, a colocação de um respirador que domina os pulmões automaticamente significa que eles precisarão de mais tempo para voltar ao normal, é o caso do ex-Prefeito, segundo o médico responsável pelo caso.
“A situação aqui está estável e essa fase de retirar o tubo da traqueia é um pouco trabalhoso porque nesse momento ele está tendo uma secreção amarelada isso significa que ele está com infecção respiratória e dificulta a retirada do tubo da garganta. Ele ainda precisa ficar com respirador.”
Intubação traqueal é um procedimento que consiste na inserção de um tubo até a traqueia do paciente, através do nariz ou pela boca. Com isso fica instalada a ventilação mecânica pulmonar.
O boletim ainda relata que a dose de sedativo foi diminuída e Tureck, ameaçou despertar e isso foi avaliado como positivo “isso é um bom sinal, pois significa que a parte neurológica está preservada. A parte cardio circulatória está estável”. Afirma o médico.
Nelson, portanto, continua com respirador artificial, fazendo diálise e com a pressão arterial variando. Ele ainda tem várias etapas para sua completa recuperação, o médico encerra dizendo “temos que ter paciência esperar ele reagir e vamos controlando a sedação dele pra evitar períodos de agitação. É um trabalho árduo mas nós esperamos que com tempo ele vai responder ao tratamento”.