A cidade de Mamborê completou 60 anos nessa quinta-feira (10), por conta da pandemia de coronavírus a festa foi mais comedida, mas não deixou de ser comemorada.
O prefeito da cidade, Ricardo Radomski (PSD) lamentou ter que cancelar as já tradicionais festividades como a Expomam e o desfile cívico. “Lamentamos muito de não poder realizar uma festa para nossa população. É uma pena, mas o momento não nos permite”.
Foi realizado somente um ato Cívico em frente à prefeitura municipal com hasteamento das Bandeiras e Hino Nacional. E no último domingo (6) uma missa foi realizada Santa Missa em Ação de Graças aos 60 anos do município
Histórico
Conforme relatos os primeiros habitantes começaram a chegar ainda nos anos 1920 na região de Mamborê, atraídos pelas estradas abertas por paraguaios em função da presença de erva-mate que era caracterizada na região. O processo de demarcação de vias e lotes foi executado pelo Governo do Estado.
Mamborê foi desmembrado de Campo Mourão, a denominação do município foi originada da língua Guarani, “Haamam-Amburê”, que significa lugar distante e reunião de pessoas, simplificado para “Mamburê” e definitivamente Mamborê, em ocasião da publicação da criação do município.
Com informações Divisão de Imprensa