A Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (Sesa) autorizou hospitais privados, que não estejam no plano de atendimento da Covid-19 e que não sejam contratados pelo governo, a retomarem cirurgias não emergenciais. A resolução foi publicada na segunda-feira (14).
As instituições poderão retomar os procedimentos, chamados de eletivos, desde que se responsabilizem pela compra dos insumos necessários, como medicamentos anestésicos.
Em agosto, a secretaria já havia liberado parte das cirurgias eletivas no Paraná.
Desde o início da pandemia, a Sesa vem editando resoluções envolvendo a suspensão de processos não emergenciais por causa da pandemia de Covid-19.
A medida também envolve o contingenciamento de medicamentos anestésicos e relaxantes musculares, usados em pacientes que estão internados com diagnóstico da doença, segundo a secretaria.
A nova resolução manteve a orientação de suspender processos eletivos que demandem terapia intensiva no pós-operatório ou em pacientes sob anestesia geral em hospitais que possuem contratos com a Sesa.
A orientação continua não sendo válida para procedimentos de cardiologia, oncologia, nefrologia, exames em caráter de urgência e procedimentos laboratoriais.
Segundo a secretaria, um dos objetivos da nova resolução é diminuir filas de espera.
Com AEN e G1