O ano de 2014 foi de muito trabalho, muita agitação e de grandes conquistas para a equipe de judô mourãoense de rendimento. Depois de diversas competições disputadas em cidades do Paraná e de fora do estado, a avaliação que os responsáveis pela modalidade realizam é de que o saldo foi extremamente positivo.
O judô mourãoense disputou competições em todos os cantos do Paraná, levando o nome de Campo Mourão e representando de forma muito digna esta cidade. Os judocas se deslocaram a Toledo, Curitiba, Ibiporã, São José dos Pinhais, Astorga, Pitanga, Maringá, Quatro Pontes e até mesmo para São Paulo.
E os resultados dentro do tatame de tanto esforço e de várias viagens foram exemplares. A equipe conquistou mais de 100 medalhas, com alguns atletas se destacando nestas competições. Em outubro último, por exemplo, o atleta Fábio Mendes Uchôa foi campeão sênior na categoria ligeiro na Copa Paraná de Judô realizada em Curitiba. E esse é só um exemplo de atleta que foi muito bem em 2014.
No Campeonato Paranaense da modalidade a participação de Campo Mourão também foi excelente, conquistando inclusive o primeiro lugar geral no máster masculino, algo extremamente importante e que engrandece o esforço destes atletas.
Quando se apresentou em Campo Mourão a equipe da casa fez bonito diante dos torcedores e familiares. No Campeonato Paranaense sub-23 e por equipe, os mourãoenses conquistaram o título no Estímulo e ainda o vice-campeonato no geral.
A equipe mourãoense de judô é treinada e comandada por Walter Kazunori Babata e o esforço realizado durante todo o ano é recompensado por todos os ensinamentos que este esporte proporciona e também pelos resultados obtidos, mostrando aos parceiros da modalidade que o investimento está sendo bem aplicado e que os atletas tem se desenvolvido.
Para Gustavo Tanahaki, um dos atletas que se destacou na temporada de 2014, o ano foi muito bom porque os atletas treinaram duro: “A avaliação que fazemos ao final deste ano é que conseguimos muitos conquistas porque todos se dedicaram para conseguir avançar mais. Agradecemos a todos os nossos parceiros, como a UNICAMPO e a Paraná Diesel, por acreditar nos atletas mourãoenses”.
Como bem frisado por Tanahaki, para se manter em evolução e procurar novos desafios, o Judô tem alguns importantes parceiros. Um deles é faculdade UNICAMPO, o outro é a própria Paraná Diesel. Além destas duas empresas, a equipe ainda conta com o apoio do município de Campo Mourão através da Fundação de Esportes de Campo Mourão – FECAM.
Faixas pretas
Todo este esforço também é traduzido no avanço individual na modalidade. No final de semana, 29 e 30 de novembro, durante o Exame de Faixas na Federação Paranaense de Judô, em Curitiba, os mourãoenses Lucas Kazunori Rubira Babata e Marcos Vinicius da Silva foram aprovados para faixa preta na modalidade.
Já neste mês de dezembro, Marcos Vinicius também receberá o Prêmio Orgulho Paranaense, em referência a sua boa participação na Fase Final dos Jogos Abertos do Paraná, realizado no mês de setembro, em Toledo. No dia 11 dezembro, acontece a entrega de faixas da equipe rendimento do judô mourãoense, por meio da Academia Viver Bem/Fecam.