O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que o números de registros de candidaturas nas eleições municipais de 2020 já têm recordes.
Com 523 mil pedidos é o maior número de candidatos da história. Além disso, é a eleição com a maior quantidade de postulantes do sexo feminino e pela primeira vez o número de autodeclarados negros é maior do que de brancos.
São 45 mil mais postulantes do que em 2016. Até a manhã deste domingo, 27, o percentual de candidatas era de 34% (ou cerca de 176 mil). Já os autodeclarados negros ou pardos chegaram a 51% do total (263 mil), contra 48% dos brancos (248 mil).
Tanto as candidaturas de mulheres quanto a de negros são estimuladas principalmente pelas cotas instituídas a partir dos anos 1990. Soma-se a isso, o aumento no número de pessoas que se autodeclaram negros.
O alto número de candidaturas decorre principalmente do fim das coligações proporcionais, aliado com a cláusula de barreira, que tende a pulverizar os candidatos a vereador. As mudanças também aumenta o número de chapas a prefeito.
Com informações Folha de São Paulo