A MetSul Meteorologia e o Climatempo alertam para um episódio de calor histórico que atingirá o Brasil nesta semana com temperatura acima dos 40ºC no Sul, no Centro-Oeste e no Sudeste do país.
Há possibilidade que sejam quebrados recordes absolutos de temperatura máxima em algumas cidades e que as marcas figurem entre as mais altas já registradas em décadas em algumas regiões. O episódio de calor pela sua dimensão e intensidade recordará eventos extremos de temperatura alta e ar seco que costumam atingir a Califórnia e Austrália.
O Sul do Brasil também sofrerá os efeitos do fenômeno, especialmente o Noroeste e o Norte do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Na Região cidades como Ubiratã e Corumbataí do Sul devem bater os 41º C na quinta-feira (1). O dia mais quente da semana em Campo Mourão será na sexta-feira (2) com máximas perto de 40ºC.
A capital paranaense não deve ser poupada da onda de calor intenso, já que, segundo o Simepar, a previsão é de temperatura máxima de 33 graus para quarta (30) e 37 graus para quinta (1).
Uma corrente de jato mais uma vez potente vai transportar ar muito seco e quente da Bolívia e do Paraguai, onde as máximas podem atingir 44ºC a 46ºC com novos recordes absolutos.