conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Campo Mourão

ALERTA: aparecimento de escorpiões em Campo Mourão; Saiba o que fazer para se previnir

Vigilância alerta sobre aumento de incidência de escorpiões. Foto: Comunicação CM

Nos meses de setembro, outubro e novembro os escorpiões estão em época de reprodução da espécie e isso pode acarretar em um grave problema: aumento nos ataques. A situação tende a se agravar com o período de calor e chuvas.

Segundo Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde neste período há um maior número de de escorpiões, o município já detectou o aumento da incidência em vários bairros de Campo Mourão, entre eles da espécie amarela, que é a mais perigosa.

Por isso, o trabalho de orientação também foi intensificado nas áreas onde eles têm aparecido, como nos jardins Copacabana, Ipanema e trecho da área central até a Vila Urupês.

“Contabilizamos 130 quadras, onde foram encontrados escorpiões em diversos imóveis. Fazemos esse trabalho de acompanhamento há 19 anos e ultimamente temos visto incidência onde não tinha”, ressalta o chefe da Vigilância Sanitária, Carlos Bezerra.

Nesta terça-feira (29), ele esteve no Jardim Ipanema, na casa da dona Leoni Chamberlain. Ela encontrou um escorpião na sala e após matá-lo colocou em um frasco e acionou a Secretaria de Saúde. “Era um escorpião preto”, explicou Leoni, que mora na residência há dois anos. Ela recebeu todas as orientações sobre os procedimentos a serem adotados caso encontre outros.

Bezerra reforça sobre os cuidados com a espécie de amarela, que em caso de picada pode afetar o sistema nervoso e levar a óbito. Nos acidentes considerados leves, a pessoa apresenta inchaço, vermelhidão, calor e pelos eriçados no local da picada. Nos casos moderados, somam-se sintomas como vômitos, náuseas, hipertensão e taquicardia. Os acidentes graves podem provocar vômitos intensos e frequentes, muita sudorese, agitação, aumento ou diminuição da frequência cardíaca, arritmias, contrações musculares, edema e choque.

Ao ser picada, a vítima deve lavar o ferimento com água e sabão, e procurar imediatamente um atendimento médico.

“Uma vez no ambiente, é praticamente impossível erradicar o escorpião, por isso as medidas preventivas são muito importantes”, reforça Bezerra.

Períodos de elevação da temperatura e muitas chuva agrava a situação. Isto porque os córregos e esgotos enchem e os animais tendem a fugir para as residências. O escorpião abriga-se em terrenos baldios com mato e lixo doméstico, embaixo de pedras, tijolos, telhas, montes de lenha. Na natureza vivem sob cascas de árvores, cupinzeiros, barrancos e troncos apodrecidos.

Se o morador encontrar um escorpião deve acionar a Vigilância Sanitária Municipal e aguardar os profissionais de saúde.

Prevenção

Uma das formas de evitar o aparecimento dos escorpiões é diminuir a população de baratas nas residências, uma vez que elas são fonte de alimentação dos escorpiões. Os escorpiões, normalmente, ficam em lugares sombreados, escuros e úmidos.

Para prevenir a entrada de escorpiões em casa, é importante que seja feita a vedação de ralos e buracos de pias, com telas ou peneiras e só abrir quando for usada. Fazer barreiras físicas, conservar o imóvel livre de rachaduras e manter o quintal limpo, já que este, costuma ser a porta de entrada dos escorpiões nos imóveis.

Além disso, não se deve deixar madeiras amontoadas e entulhos, pois os escorpiões se abrigam e se reproduzem nestes locais.

Para evitar a picada desses animais é importante sempre examinar roupas pessoais, de cama e banho, e calçados antes de usá-los. Ter cuidado redobrado ao mexer em gavetas, caixas ou sacolas sem antes examiná-las.

Mesmo no banho deixar o ralo fechado e só abrir ao final para a vazão da água ser mais forte e mandar para longe o animal que pode estar escalando o cano para sair pelo ralo.

Da Redação com informações Assessoria

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença