O Comando da Aeronáutica do Ministério da Defesa aprovou o Plano Básico de Zona Proteção de Aeródromo para o Aeroporto Municipal Geraldo Ghia de Aquino, de Campo Mourão. O comunicado sobre a aprovação foi enviado ao município no dia 30 de setembro.
“Esse é um documento normativo exigido para aeroportos públicos em todo o país. É um passo importante porque traz segurança as operações e dá respaldo para o município na hora de autorizar construções no entorno e dá condições de segurança para pousos e decolagens”, ressalta o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Ireno dos Reis Pereira.
A partir de agora para qualquer construção nas imediações do aeroporto será exigida uma análise de Objetos Projetados no Espaço Aéreo (OPEA).
Para construir nos arredores do aeroporto é preciso ter um parecer do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA). Isto porque a construção, instalação, projeção vertical ou regularização de um objeto pode causar impactos na segurança e na regularidade das operações aéreas em aeródromos e helipontos localizados nas imediações da área pretendida.