Esta disponível gratuitamente, há cerca de dois meses, na rede de saúde pública de Campo Mourão, a Profilaxia pré-exposição (PrEP), medicamento que previne a infecção do vírus HIV.
Pessoas que convivem com portadores do vírus HIV e que se expõem continuamente por relação sexual sem preservativo têm direito a usar uma combinação de medicamento. Trata-se de um protocolo do Ministério da Saúde que o município já oferece desde o mês de agosto no SAE (Serviço de Ambulatório Especializado).
“Estamos introduzindo o PrEP para as pessoas que queiram fazer uso. Já estamos preparados, com treinamento realizado”, explica a enfermeira responsável pelo SAE, Ana Lúcia Cardoso.
A “pílula anti-HIV”, como vem sendo conhecida, a PrEP, é um novo método de prevenção à infecção pelo HIV que impede o vírus causador da aids infectar o organismo, antes de a pessoa ter contato com o vírus. A PrEP é uma combinação dos medicamentos tenofovir (300mg) + truvada (200mg) e é fornecida através do Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo a enfermeira, a combinação dos dois medicamentos bloqueia alguns “caminhos” que o HIV usa para infectar o organismo. “Se você tomar PrEP diariamente, a medicação pode impedir que o HIV se estabeleça e se espalhe em seu corpo. Mas é bom deixar claro que só tem efeito se tomar os comprimidos todos os dias”, reforça.
Também está disponível a PEP (Pós-Exposição), que é outro medicamento, para ser utilizado, por exemplo, por pessoa que tenha sido vítima de violência sexual por portador de HIV. No SAE de Campo Mourão funcionam os ambulatórios de HIV/Aids, DST, Hepatites virais, Unidade de dispensação de medicamentos antiretrovirais e Centro de Testagem e Aconselhamento.
Mais informações pelo telefone 3529-3347
Com informações Assessoria PMCM