conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Educação

MP pede suspensão de consulta sobre militarização de escolas

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Ministério Público do Paraná (MPPR) solicitou que o governo estadual suspenda o processo de consulta à comunidade escolar sobre a criação de colégios cívico-militares. A gestão Ratinho Júnior (PSD) decidiu incluir 216 escolas num programa de militarização, que repassa a gestão dos colégios para policiais militares da reserva.

Segundo a promotoria, o governo teria cometido diversas irregularidades no processo. Além de não ter divulgado de maneira ampla o processo de consulta, a Secretaria de Educação (Seed) teria supostamente apressado o processo por razões políticas, de acordo com o texto da promotora Beatriz Spindler de Oliveira Leite.

O Ministério Público pede que o governo informe a lista das escolas incluídas no programa e os critérios utilizados para sua escolha. A promotoria também quer saber se houve alguma audiência de esclarecimento para que a população pudesse conhecer o programa antes de votar.

Ratinho escolheu aplicar o programa em 10% de todas as escolas estaduais. Supostamente, trata-se de colégios em áreas de vulnerabilidade, mas já se demonstrou que nem todas preenchem o critério.

A consulta pública, feita rapidamente nas escolas, tem sido majoritariamente favorável à militarização. Das 197 escolas que já encerraram a votação, 176  optaram por ingressar no novo modelo, e 21 rejeitaram a proposta. Em 19 escolas, a consulta prossegue.

Por Agência Plural

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença