17h01 Em instantes a live da apuração no Facebook do Blog do Raoni
17h00 Como calcular o quociente eleitoral?
- O quociente eleitoral determina quantos votos um partido precisa ter para ganhar o direito a um lugar na câmara. Ele é o resultado da divisão do número de votos válidos da cidade pela quantidade de vagas na câmara. Um exemplo: se uma cidade tem 20 vagas para vereadores e teve 20 mil votos válidos, o quociente eleitoral será mil
- É a partir desse quociente eleitoral que se decide o número de vagas que cada partido terá na câmara, pelo cálculo do Quociente Partidário. O número de cadeiras pra cada partido vem da divisão do número de votos que a legenda recebe nas eleições pelo quociente eleitoral. Exemplo: se o partido XYZ teve 2000 votos e o quociente eleitoral da cidade é mil, o partido terá duas vagas na câmara.
- Por outro lado, caso o número de votos de um partido seja menor do que o quociente eleitoral da cidade, ele não terá vagas na câmara e precisará esperar por vagas remanescentes. Isso significa que se o partido do candidato mais votado da cidade não atingir o quociente eleitoral, o candidato pode não ocupar o cargo.
Quem é eleito vereador?
A partir dos cálculos do quociente partidário, vem a concorrência entre os próprios candidatos de cada partido. As cadeiras destinadas às legendas são ocupadas por candidatos que tenham conseguido um número de votos nominais igual ou superior a 10% do quociente eleitoral.
- Exemplo: Na cidade do partido XYZ, os candidatos que ocuparão as duas cadeiras precisam ter, cada um, mais de 100 votos, já que o quociente eleitoral da cidade é mil. Então, os dois mais votados do partido é que ocuparão as vagas.
16h50
Faltando 10 minutos para o fim das eleições o Colégio Vinicius de Moraes ainda registra filas.
16h00
- Segundo o aplicativo Pardal do TSE, o Paraná tem 5.351 denúncias sobre propaganda eleitoral irregular, desde o inicio da campanha eleitoral.

Votação na Unespar. Foto: Blog do Raoni.
15h30
- Universidade Estadual do Paraná (Unespar) campi Campo Mourão segue a votação com ambiente tranquilo, sem filas, eleitor esta levando em média de 5 minutos, entre chegar a instituição e concluir o voto. Diferente das filas vistas logo no começo da manhã.

Votação Maria Antonieta Scarpari em Goioerê Foto: Tribuna da Região
15h00
- No município de Goioerê houve registro da prisão de dois cabos eleitorais logo nas primeiras horas de votação. Na cidade votam 22.510 eleitores, divididos em 58 seções, que devem eleger prefeito e 9 vereadores.
14h45
- Escola Eroni Jardim Cohapar registra movimento tranquilo desde a abertura das urnas.
14h40
- Região da Comcam elege neste domingo 25 novos prefeitos, somente em duas cidades, Juranda e Moreira Sales, há candidatos únicos ao pleito. E a cidade com o maior número de candidatos é Peabiru onde 5 políticos concorrem a prefeitura.
14h20
- Uso da máscara é obrigatório e os locais de votação estão com marcações no chão para orientar o distanciamento mínimo a ser adotado pelos eleitores.
- O documento deve ser mostrado ao mesário de longe de maneira que a foto esteja visível.
- De preferencia cada eleitor deve levar sua própria caneta.
- TRE afirma que há álcool gel disponível em todas as seções.
14h10
- A Polícia Militar registrou 46 prisões no Paraná por crimes eleitorais em todo estado.
14h00
- Nova atualização do boletim do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná confirma a substituição de 5 urnas na região. Foram 3 em Campo Mourão, uma em Moreira Sales e uma em Ubiratã. Ao todo foi necessário substituir 103 equipamentos em todo o estado.

13h00
- Colégio Estadual Marechal Rondon registra movimento tranquilo no inicio desta tarde em Campo Mourão
12h40
- Vídeo acima relata o andamento da votação no Colégio Dom Bosco.

12h35
- Cartaz no Colégio Vinícius de Moraes orienta eleitores sobre unificações de seções
12h35
- Colégio Estadual Vínicus de Moraes registrou fila para votação. A escola é uma das que passaram pelo rezoneamento eleitoral que uniu seções nos últimos anos, além disso, houve substituição em uma urna o que ajudou a aumentar a fila. Veja o vídeo acima.

Rodrigo em seu local de votação. Foto: Blog do Raoni.
12h30
- O candidato a Prefeitura de Campo Mourão, Rodrigo Salvadori (PP), também votou pela parte da manhã, ainda antes das 12h no Colégio Integrado.
12ho4
- TRE atualizou os números de urnas eletrônicas substituídas, em Campo Mourão foram duas até o momento, uma logo na abertura às 07h00 e outra às 10h20. Moreira Sales substituiu uma urna às 07h40. No Paraná ao todo foram 85, todas for falhas técnicas.
12hoo
- Eleitores fazem filas, respeitando o distanciamento social, em frente ao Colégio Santa Cruz.
11h25
- Fátima Nunes (PSD), candidata a vice-prefeita de Campo Mourão, chegou para votar por volta das 11h15 da manhã, no Colégio Vicentino Santa Cruz. A candidata estava acompanhada de seu marido, o secretário de desenvolvimento sustentável e turismo do Paraná Márcio Nunes.

Candidata Nivalda (PT). Foto: Blog do Raoni.
11h15
- Candidata a prefeitura de Campo Mourão pelo Partido dos Trabalhadores (PT) a bancária Nivalda Sguissardi aguarda o momento de entrar no Colégio Vicentino Santa Cruz para votar. A candidata esteve em seu local de votação por volta das 11h e enfrentou fila normalmente, declinando de seu direito a prioridade conforme a lei eleitoral determina para candidatos ao pleito.
11h05
- Siga as recomendações e vote consciente.

Deputado estadual Douglas Fabrício. Foto: Blog do Raoni.
11h00
- Pouco antes das 11h o Deputado estadual pelo Cidadania, Douglas Fabrício, aguarda em fila o momento de exercer seu direito ao voto.

10h55
- Justiça Eleitoral substituiu 431 urnas eletrônicas em todo país. No Paraná, até o momento, foram 39 máquinas trocadas.

10h30
- Eleitores fazem filas e respeitam o distanciamento para entrar em suas seções eleitorais no Colégio Integrado.

10h20
- O candidato à reeleição, o atual prefeito de Campo Mourão Tauillo Tezelli (Cidadania) votou pouco antes das 10h no Colégio Integrado. Tauillo estava acompanhado da esposa, a primeira-dama Hozana Ávila Tezelli.
10h00
- TRE informa substituição de uma urna, às 07h40 em Moreira Sales. No Paraná já foram substituídas 25 urnas.

título de eleitor digital,e-Título
09h40
Aplicativo e-Título apresenta instabilidade
- A área técnica do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informa que pode haver instabilidade momentânea no uso do e-Título em razão do excesso de acessos. Caso o eleitor tenha alguma dificuldade, a orientação é fazer novamente em alguns minutos. Até as 8h30 deste domingo, cerca de 400 mil eleitores já justificaram ausência pelo aplicativo. Para justificar, é preciso estar fora do domicílio eleitoral e o aplicativo faz a verificação por georreferenciamento. Além do aplicativo, a Justiça Eleitoral tem ainda o Tira-Dúvidas Eleitoral que permite consulta a local de votação e outros serviços: CLIQUE AQUI.

Urnas substituídas no Paraná
09h10
Segundo o TRE 10 urnas foram substituídas no Paraná; 1 em Campo Mourão
- A assessoria de imprensa do TRE – PR informou que até o momento 10 urnas eletrônicas tiveram que ser substituídas em todo o estado do Paraná. Em Campo Mourão, houve a substituição de uma urna ainda na abertura do local de votação às 07h. (Aguardamos confirmação do nome do local de votação)

Escola Municipal Jardim Primavera, em Goioerê. Foto: Goionews.
09h00
Idosos chegam cedo aos locais de votação para evitar aglomeração
- Idosos chegaram cedo aos locais de votação das cidades da região. Para evitar aglomeração e contágio pelo novo coronavírus. Pelo menos em cinco cidades – Campo Mourão, Goioerê, Peabiru, Mamborê e Ubiratã -, antes da abertura das urnas havia filas de pessoas aguardando o início da votação, todas com máscaras e mantendo o distanciamento.


08h30
- Auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em Curitiba.
07h20
- Em algumas seções de Campo Mourão, muitos eleitores aguardavam a abertura dos portões antes das 07h.
07h00
- O Blog do Raoni faz neste domingo (15) a cobertura das eleições municipais de 2020 na região da Comcam. São 262.655 eleitores que podem ir às urnas nas 25 cidades nas cidades da região, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

































