Os dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para atendimento de pacientes com covid-19 do Hospital Santa Casa de Goioerê registraram, 100% de ocupação na tarde da quarta-feira (18).
São pacientes de diferentes cidades, sendo 3 de Ubiratã, 3 de Umuarama, 2 de Mariluz, 1 de Perola e 1 de Tapira. Alguns, segundo o hospital, em estado grave.
O estado chegou a ter 1042 leitos de UTI adulto e 1329 de enfermaria exclusivos para pacientes com coronavírus. A desativação gradual dos leitos teve início em setembro e vinha ocorrendo de acordo com a redução na taxa de ocupação e queda no número de casos confirmados em algumas cidades.
Segundo os números da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) foram desativados cerca de 700 leitos exclusivos para pacientes com covid-19.
Em Goioerê foram 20 leitos enfermaria exclusivos para covid-19, havia ainda previsão de desativação dos 10 leitos de UTI que agora encontram-se 100% ocupados. E em Campo Mourão foram desativados 10 leitos de enfermaria e 6 leitos de UTI.
O movimento de pacientes com sintomas respiratórios vem aumentando em todo estado, especialmente depois do feriado de 2 de novembro. Esse aumento na procura pelo atendimento também reflete em mais internamentos.
Atualmente o Paraná esta na lista dos 14 estados brasileiros que apresentam alta de casos e óbitos por conta do coronavírus. A taxa de ocupação dos hospitais já é muito preocupante, além de Goioerê, Cianorte, Umuarama e Curitiba relatam hospitais com 100% de ocupação.
Índices que levaram a Sesa admitir na última terça-feira (17) ter motivos para reativar leitos pelo estado. Os municípios que tiveram leitos desativados serão monitorados. Se a ocupação alcançar 75% da capacidade, os leitos de UTI serão reativados, prometeu Vinícius Augusto Filipak, diretor de gestão em saúde da Sesa.