conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Paraná

Paraná investiga casos de febre amarela em humanos após mortes de macacos pela doença

A área técnica da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) informou que até esta quarta-feira (9) o Paraná tem 10 casos notificados de febre amarela em humanos neste período sazonal. Nenhum deles foi confirmado – nove notificações foram descartadas e um caso permanece em investigação no município de Curitiba.

Também houve a confirmação de oito mortes de macacos pela infecção do vírus da febre amarela. Os casos ocorreram na 7° Regional de Saúde, nos municípios de Clevelândia (2), Coronel Domingos Soares (3) e Mangueirinha (1), e na 6° Regional de Saúde, no município de Cruz Machado (2).

“Os casos de morte de macacos sinalizam que o vírus está circulando nessas regiões. Além disso, estamos no período sazonal da doença, que acontece de dezembro a maio”, afirmou o secretário da pasta, Beto Preto.

O Paraná registra de 1º de julho até agora, 81 notificações de epizootias (mortes de macacos pelo vírus): 11 estão em investigação, 32 acorreram por causas indeterminadas, outras 30 foram descartadas e 8 foram confirmadas para a febre amarela.

A médica veterinária da Divisão de Doenças Transmitidas por Vetores da secretaria, Emanuelle Gemin Pouzato, ressalta que os macacos não são transmissores da febre amarela. “Como os humanos, eles também são contaminados pelo vírus e não oferecem risco de transmitir a doença para as pessoas”.

Vacina

A forma efetiva de prevenção da febre amarela é a vacina.

Desde julho de 2018 todos os municípios do Paraná passaram a ser área com recomendação vacinal contra a doença devido à circulação viral.

A Secretaria de Estado da Saúde orienta todos os municípios para promoverem estratégias de intensificação seletiva de vacinação, com prioridade nas cidades afetadas, e ampliadas regionalmente.

A secretaria reforça, ainda, a orientação para a vacinação contra a febre amarela na faixa etária entre 9 meses e 59 anos na rotina das salas de imunização das unidades básicas de saúde.

Até o momento, a cobertura vacinal no Paraná está em 71,28%, enquanto a meta preconizada é de 95%. O cálculo percentual leva em conta apenas crianças menores de um ano que receberam a vacina no período de janeiro a outubro deste ano.

Com AEN

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença