A Secretaria da Educação e do Esporte (Seed) publicou no início na noite da quinta-feira (10) edital de adiamento do processo seletivo simplificado (PSS) para a contratação de 4 mil professores temporários para a rede pública do Paraná.
A prova presencial estava marcada para o dia 13, foi adiada próximo dia 20. E agora, em mais um adiamento foi remarcada para 10 de janeiro de 2021.
O adiamento acontece após o Governo do Estado ser intimado pela Justiça a se manifestar sobre a suspensão do processo seletivo, na última terça-feira (8) após recomendação administrativa do Ministério Público do Paraná (MPPR).
Na ocasião, a 5ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba suspendeu a eleição para diretores de colégios estaduais do Paraná, que estava marcada o dia seguinte, e ainda estabeleceu o prazo de 72 horas para que o governo apresentar resposta ao pedido de suspensão do MP.
O Ministério Público estadual, assim como a APP-Sindicato, entidade que representa os professores no estado, entende que os dois processos só devem acontecer quando houver controle da pandemia do novo coronavírus.
Em nota, o Governo do Paraná afirmou que o adiamento da avaliação se deve ao momento da pandemia no estado, e que o protocolo de prevenção do Cebraspe, empresa responsável pela organização da prova presencial, teve parecer favorável da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
Da Redação com Portal Paraná