A Prefeitura de Campo Mourão publicou na última terça-feira (15) decreto estabelecendo os protocolos para o retorno gradativo às aulas presenciais na rede municipal de ensino da cidade.
Os parâmetros foram criados em razão em prevenção à pandemia de coronavírus e foi elaborado pelo Comitê Volta às Aulas Presenciais na Rede Municipal de Ensino. Ainda não há data definida para esse retorno.
O objetivo é definir e padronizar informações e orientações sobre o funcionamento e o desenvolvimento de atividades administrativas e educativas nas unidades de ensino.
De acordo com o documento, além do uso obrigatório de máscara e álcool 70% e medição de temperatura, outros cuidados vão precisar ser adotados nas escolas nesse retorno. As turmas deverão ser divididas em subgrupos e os dias, horários e turnos deverão ser escalonados. A desinfecção das salas de aula e os demais ambientes acontecerá após o fim de cada turno.
As unidades de ensino deverão elaborar plano de ensino hibrido que mescle a forma presencial e remota. Os pais ou responsáveis deverão ser consultados quanto ao retorno das crianças às aulas presenciais. Sendo que aqueles que decidirem pelo retorno presencial devem assinar um termo de compromisso se responsabilizando em informar a escola sobre qualquer sintoma de covid-19 que a criança ou um membro da família venha a manifestar.
Segundo o decreto, as escolas irão suspender o atendimento das turmas em tempo integral. E alunos e funcionários que se enquadrem nos grupos de risco da covid-19 devem ser afastados realizando atividades de forma remota.
O protocolo também faz recomendações extensas para o momento das refeições, transporte escolar e uso de ambientes comuns, como banheiros e parquinhos. Além de proibir eventos com aglomeração de pessoas, assim como comemorações de qualquer natureza, apresentações artísticas, eventos esportivos com público, entre outros.
A retomada das atividades, segundo o decreto, será de forma gradativa. Confira abaixo:
- Primeira Etapa
Estudantes da educação de jovens, adultos e idosos e 4º e 5º anos do ensino fundamental
- Segunda Etapa
Estudantes do 1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental
- Terceira Etapa
Estudantes da educação infantil – Nível I e II (4 e 5 anos)
- Quarta Etapa
Estudantes da educação infantil – Maternal III (3anos)
- Quinta Etapa
Estudantes educação infantil – Berçário, Maternal I e II (0 a 2 anos)