A Polícia Federal, nesta terça-feira (22), prendeu em flagrante um homem, na região de Campo Mourão, quando recebia correspondência contendo cédulas falsas.
A ação foi realizada em conjunto com a CSEC – Coordenação de Segurança Empresarial dos Correios – que, após a triagem e suspeita da postagem, acionaram policiais federais, que monitoraram a entrega da encomenda. Um homem, de 66 anos, destinatário da correspondência, foi flagrado no momento em que a recebia e, ao acessar seu conteúdo, encontraram várias notas de R$ 100, totalizando o valor de R$ 1.000 em cédulas falsas.
Foi constatado que o material apreendido simula elementos de segurança presentes nas cédulas autênticas, como elementos visíveis à luz violeta, fita de segurança e impressões holográficas, o que confundiria ainda mais as pessoas que recebessem tais notas.
O autuado foi indiciado pelo crime de moeda falsa, previsto no artigo 289, § 1º Código Penal e poderá ser condenado até 12 anos de reclusão.
A relevância de trabalhos desta natureza evita a circulação de cédulas falsas no mercado da região e possibilita a identificação de falsificadores e/ou financiadores da organização criminosa, além de evitar impacto negativo ao sistema monetário brasileiro e à economia nacional.
Com Assessoria