Uma pesquisa encomendada pela Gazeta do Povo e realizada pela Paraná Pesquisas aponta números preocupantes sobre a atuação política dos parlamentares no Paraná e também dos eleitores.
A maioria dos paranaenses não sabe quem preside o Poder Legislativo em suas cidades. Grande parte dos eleitores sequer lembra em quem votou para vereador nas eleições de 2012 e confunde o poder Legislativo como uma extensão do Executivo.
Para piorar este cenário, os eleitores desaprovam a atuação dos vereadores. Nas duas maiores cidades do Estado, Curitiba e Londrina, os números de quem desaprovam estão mais de 20% acima do dos que aprovam.
O diretor do instituo aponta esta falta de lembrança do eleitor em relação a seu vereador como algo recorrente devido à prioridade dada pelo eleitor para as eleições majoritárias.
Mas, sem dúvida, soma-se a isso atuações muito burocráticas dos nobres edis que dificilmente atuam ouvindo a população e interagindo com ela. No máximo procuram manter o seu curral eleitoral. Esse tipo de atuação afasta ainda mais o eleitor do importante trabalho que um vereador deve desenvolver.
Está mais do que na hora de rever a atuação do parlamentar municipal e modernizar a sua participação junto à população.
E você o que acha da atuação dos vereadores?
Carla
29 de dezembro de 2014 às 11:03
Eu realmente acho q não dá para aprovar o trabalho dos vereadores. Agente quase nunca vê eles fazendo alguma coisa e muitos deles aparecem apenas em época de eleição. Eu lembro em quem eu votei mas me arrependo um pouco porque achei que seria diferente.
Pedro Paulo
29 de dezembro de 2014 às 11:10
A atuação dos políticos, em especial dos vereadores que é o tema do post, é realmente arcaica e não se enquadra na realidade de nossa sociedade. Neste sentido concordo contigo. O vereador em que votei em 2012 não se elegeu mas me recordo dele.
Luiz Carlos
29 de dezembro de 2014 às 13:54
O que falar dos vereadores de Camorão que aumentaram o número de assessores aumentando a despesa da Câmara? Será que era a vontade do povo isso? Depois reclamam que as pessoas não aprovam o trabalho deles.
Beto
29 de dezembro de 2014 às 15:57
Acho que não é bom generalizar, mas que no conjunto da obra o trabalho deixa a desejar isso deixa.