Nos últimos dias surgiu uma polêmica pelas redes sociais em relação ao aparelho de tomografia da Santa Casa de Campo Mourão, que quebrou no último dia 8 de janeiro. De acordo com a direção do Hospital, ouvida pelo Blog do Raoni, o aparelho necessitou de uma manutenção especializada e a programação para a sua volta ao funcionamento será nessa quarta-feira, dia 13.
A direção do Hospital garantiu que os paciente internados que necessitassem foram assistidos de outra forma, com deslocamento a outras unidades que disponibilizam o serviço.
Outro tema que foi abordado nas críticas a quebra do aparelho, foi em relação ao dinheiro que foi anunciado para a compra de um novo equipamento. Na oportunidade, inclusive, o secretário de estado da saúde, Beto Preto e deputados que representam a região da COMCAM, Douglas Fabrício e Márcio Nunes, estiveram no hospital para o anúncio.
Foi questionado ao hospital sobre esse recurso e o mesmo garantiu que o dinheiro já está na conta do hospital e que a compra do equipamento está em processo de licitação: “O processo de aquisição do novo tomógrafo está sendo realizado com recurso estadual e encontra-se em andamento na fase de aquisição pela modalidade tomada de preço – licitação” diz trecho da nota que ainda completa: “O processo de aquisição do tomógrafo está sendo tratado de forma prioritária, no entanto, o processo é moroso devido à complexidade no processo de reestruturação das salas, adequações radiométricos, melhorias prediais e elétricas, entre outros processos a serem seguidos que garantem a segurança, qualidade e bem estar dos nossos pacientes”.
Tomografia sinaliza alterações no pulmão
A tomografia é importante no diagnóstico da covid-19 porque sinaliza alterações no pulmão e ajuda a definir a magnitude do quadro. O exame ajuda no diagnóstico permitindo reconhecer um padrão característico de pneumonia viral e, assim, diferenciar o quadro de outras doenças com sintomas de falta de ar como a insuficiência cardíaca. O resultado deste exame pode descartar a suspeita da covid-19.