A Secretaria Estadual da Saúde do Paraná (Sesa) publicou na sexta-feira (5) uma nova resolução que altera as restrições para o funcionamento dos templos e a realização dos cultos religiosos no estado durante a pandemia.
De acordo com o documento, a capacidade de público foi ampliada para 50% do espaço. A resolução anterior, de 2020, a presença estava limitada a 30%.
A resolução ainda ressalta a importância das medidas de higiene e destaca que “todos os fiéis, funcionários e colaboradores devem usar máscaras de tecido recomendadas à população durante todo o período que estiverem fora de suas residências, mantendo seu uso durante as celebrações.”
A Secretaria da Saúde permitiu ainda a reabertura dos espaços destinados à recreação e educação religiosa infantil, desde que sejam respeitados os protocolos de segurança que permitiram a retomada das aulas presenciais nas escolas do Paraná.
Ainda de acordo com a resolução, reuniões internas nos templos para organização de atividades religiosas ou estudos, entre outros, podem ser presenciais, mas devem seguir estritamente as orientações recomendadas, como o “afastamento mínimo de 1,5 metros entre os participantes, bem como o uso de máscaras de tecido, prática de higiene de mãos e outras medidas de prevenção”.
O Paraná tem 565.655 casos confirmados do novo coronavírus, com 419.301 pessoas recuperadas e 10.309 óbitos registrados pela doença, segundo o último boletim divulgado pela Sesa, neste domingo (7).