A Câmara de Vereadores de Campo Mourão, aprovou na sessão ordinária da noite de segunda-feira (12) o requerimento de autoria do vereador, Márcio Berbet (PP), para a realização de uma audiência pública para debater os chamados gramadões.
A audiência, segundo Berbert tem como objetivo criar um canal para que as autoridades e outros setores da sociedade, pensem juntos alternativas e ou soluções para os gramadões. Para o parlamentar estes locais se tornaram “um problema de ordem social, de segurança e saúde pública”.
Na cidade são dois gramadões, um próximo a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e outro, às margens do contorno rodoviário de Campo Mourão, na saída para Luiziana. Estes lugares se tornaram locais utilizados nos finais de semana, principalmente nas madrugadas, para o consumo de bebidas e drogas, som alto, manobras de risco com automóveis, brigas entre outros tantos excessos.
De acordo com o autor do requerimento “os moradores da região reclamam de som alto, afrontando assim a perturbação do sossego dos mourãoenses. Para inibir a proliferação do vírus do covid-19, como a manutenção do sossego dos cidadãos, faz-se necessário requerer a audiência pública, para ouvir as autoridades competentes e levar uma resposta à população”, comentou Berbet.
Nos últimos anos, cerca de dez pessoas foram assassinadas, a última morte registrada foi no último domingo (11). No gramadão da saída para Luiziana, a fiação dos postes já foi alvo de ladrões.
A audiência foi aprovada em regime de urgência e será realizada no dia 5 de junho, às 19h30. Além dos vereadores, serão convidados para participar do debate, o prefeito Tauillo Tezelli, o Secretário Municipal de Saúde, Sérgio Henrique dos Santos, a Presidente do Conselho de Saúde, Lenilda Assis, presidente do Conselho Comunitário de Segurança, Major Milton José dos Santos, Comandante do 11º Batalhão da PM, Major Cleverson Vidal Veiga, comandante da Polícia Federal, Luís Roberto Karpinski e Clubes de Serviços de Campo Mourão.
Da Redação com Assessoria