Os sites do Governo do Paraná que foram invadidos por hackers, na noite de sexta-feira (16) voltaram a funcionar na manhã deste sábado (17), segundo a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar).
Entre os sites invadidos estava o das secretarias de Saúde, Agricultura, Segurança, Portal da Transparência, Agepar, Ipem, Detran e da Casa Militar, entre outros.
Ao abrir as páginas, o internauta encontrava somente uma tela com a mensagem: “Imposto é roubo” e a assinatura do grupo ND Amazonas (Noias do Amazonas) que assumiu a autoria do ataque cibernético.
Leandro Moura, presidente da Celepar, classificou a atitude irresponsável, principalmente neste momento da pandemia, quando tantos profissionais e a própria população dependem de dados e atendimentos disponibilizados pelo governo através dos sites oficiais.
“Em plena pandemia, sites de hospitais tiveram que preventivamente sair do ar, o Portal do Coronavírus, que é o centro de informação da pandemia do Governo e também inúmeros outros sites de serviços ao cidadão ficaram indisponíveis, por conta da prática criminosa desses hackers em plena pandemia e estão pichando diversos portais governamentais em vários estados da Federação. A origem já foi identificada”, declarou Moura.
Outros estados
Conforme as postagens do grupo de hackers NDA Amazonas em sua conta de Twiter, eles estão desde o início de março atacando diversos sites dos governos estaduais como o do estado do Acre, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraíba e Goiás, além de páginas municipais como Guarulhos, Votuporanga, Cruzeiro e Nova Florestas.
Com informações AEN