A paranaense de Goioerê, Edina Alves Batista, de 41 anos, foi anunciada nesta sexta-feira (23) pela Fifa como juíza de campo nas partidas de futebol femininas e masculina da Olimpíada de Tóquio (Japão). Edina desponta como a única brasileira na lista de 25 juízes. Outros dois árbitros do país também foram selecionados: Neuza Back (assistente) e Wagner Reway (VAR).
“A preparação dos árbitros indicados para essas competições importantes será monitorada regularmente e de perto antes durante os Jogos Olímpicos por uma equipe de treinadores técnicos, incluindo árbitros da FIFA e instrutores de árbitros assistentes de vídeo (VAR), preparadores físicos, fisioterapeutas e cientistas do esporte, fornecendo aos árbitros, árbitros assistentes e árbitros assistentes de vídeo a melhor preparação e apoio possíveis”, disse a Fifa em nota.
Ao todo a entidade oficializou 99 árbitros para os Jogos de Tóquio: 25 juízes de campo, 50 árbitros-assistentes, 20 árbitros de vídeo (VAR) e quatro de apoio.
No início de fevereiro deste ano, Edina Alves comandou o trio de arbitragem no Mundial de Clubes da Fifa, no Catar. Desde 2016 a paranaense integra o quadro de arbitragem da Fifa. Edina Alves já atuou na Série A do Campeonato Brasileiro Masculino e em uma semifinal da Copa do Mundo Feminina (2019).
Jogos
Sem divisão por gênero, Edina pode ser escalada para jogos do futebol masculino e feminino.
O torneio feminino começa em 21 de julho, dois dias antes da abertura oficial dos Jogos, com Grã-Bretanha e Chile, no Sapporo Dome, e termina na disputa do título em 6 de agosto no Estádio Olímpico de Tóquio.
A competição masculina começa em 22 de julho de 2021, com Egito e Espanha no Sapporo Dome, e o jogo da medalha de ouro será em 7 de agosto de 2021 no Estádio Internacional de Yokohama – palco da final da Copa do Mundo Fifa 2002.
Com Agência Brasil