A concessionária CCR RodoNorte reajustou em 8% as tarifas nas sete praças sob sua administração. Os novos valores estão em vigor desde à 00h do sábado (24). O aumento estava suspenso pela Agência Reguladora de Transportes do Paraná (Agepar) desde 26 de novembro de 2020.
De acordo com a CCR, o Tribunal Regional Federal da 4.ª Região concedeu à concessionária, no dia 22 de abril, uma liminar autorizando o reajuste, que foi aplicado nas praças de pedágio administradas pela empresa, que ficam na BR-376, BR-277 e PR-151.
Com o novo aumento, carros que passarem pelas praças de Ortigueira e Imbaú, nos Campos Gerais, vão pagar R$ 12,90 em cada local. Caminhões com nove eixos ou considerados super pesados pagarão até R$ 97,20. (veja tabela abaixo)
A Agepar informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que irá recorrer da decisão. Segundo a Agepar, trata-se do Agravo de Instrumento do processo que reverteu a suspensão no reajuste que a concessionária faria em dezembro de 2020.
Na decisão, o TRF-4 afasta a competência da Agepar para fiscalizar os pedágios. No entanto, não considera que os erros apontados que levaram à suspensão do reajuste – índices de depreciação diversos do previsto na origem do contrato e degrau de pista dupla aplicado irregularmente – não ocorreram.