Mesmo com o atraso do cronograma de recebimento de doses do imunizante contra a covid-19 atrasado, o governador Ratinho Junior (PSD), afirmou nesta terça-feira (27) que o retorno gradativo das aulas presenciais na rede estadual de educação deve começar no mês de maio.
Em março, o chefe do executivo havia afirmado que a retomada apenas com a vacinação dos professores. A previsão é de que a categoria comece a ser imunizada após a conclusão dos idosos, mas hoje não há previsão de início das aplicações.
Na coletiva desta terça, Ratinho informou que a Secretaria Estadual da Educação (Seed) já tem conversas para possibilitar a retomada das aulas nas escolas estaduais.
“Claro que nós queremos voltar o quanto antes, mas precisamos voltar com segurança. A ideia é conversar com professores, diretores e chefes de núcleo para que, aqueles que entenderem que podem voltar dentro de uma segurança, é possível voltar”, explicou.
O planejamento inicial da Seed era que as aulas no sistema híbrido retornassem quando os professores e funcionários fossem vacinados, mas com o atraso de envio de doses por parte do Ministério da Saúde, o governo analisa a possibilidade do retorno antes da imunização da categoria.
Uma das alternativas analisadas Seed é que as aulas presenciais retornem em algumas localidades, onde há menos casos de covid-19 e analisando a ocupação de leitos, sempre em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde e os municípios.
As aulas presenciais na rede estadual estão suspensas desde 20 de março de 2020 por causa da pandemia de coronavírus. O governo do Paraná chegou a marcar o retorno no sistema híbrido, com aulas online e presenciais, para 15 de março, mas voltou atrás diante do agravamento da pandemia de coronavírus no Estado. As aulas na rede particular estão liberadas.
Com Bem Paraná