O governo estadual vai iniciar o envio das vacinas contra covid-19 destinadas aos trabalhadores da Educação no Paraná nesta terça-feira (11). A distribuição acontece um dia após a volta das aulas presenciais em cerca de 200 colégios da rede pública, realizada nesta segunda-feira (10).
Para a 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão foram destinadas 1.095 doses das 32.760 doses reservadas para esse grupo. A recomendação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) é que os municípios vacinem os trabalhadores da educação por idade, iniciando pela faixa entre 55 e 59 anos.
Nesse primeiro momento, apenas os da Educação Básica (creche, pré-escola, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizante e EJA) serão atendidos, paralelamente com o retorno das aulas. Neste número, estão contabilizados profissionais da rede pública estadual e municipal, da rede privada e da assistência social.
Todo lote são das vacinas Covishield, produzidas pela universidade de Oxford, Astrazeneca e Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e estão armazenadas desde o último dia 3 de maio no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), em Curitiba.
A Sesa ainda orienta que seja apresentado documento que comprove a vinculação ativa do profissional com a escola ou apresentação de declaração emitida pela instituição de ensino.
As doses representam quase 20% do grupo de trabalhadores da educação previsto pelo Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19, estimado em 169.057 pessoas. Há, ainda, outros 54.110 do Ensino Superior, também no grupo prioritário, mas que serão atendidos num segundo momento.
Além deste percentual, cerca de 8 mil trabalhadores do ensino (3,5% do total de 223.167) já foram imunizados por terem idade acima de 60 anos, grupo prioritário já contemplado pela vacinação no Paraná.
Ainda não há informações sobre a data em que o lote chegará a Campo Mourão e quando a vacina começará a ser aplicada a vacina para este grupo.