Dois enxadristas da Associação Mourãoense de Xadrez/Fecam foram campeões do Festival Paranaense da Criança 2021 que aconteceu no último sábado (15). Neste ano, devido ao cenário ainda de pandemia, o torneio foi realizado on-line.
Natália de Oliveira Biazon foi campeã na categoria sub-10 e o Samuel Pires de Lara campeão na categoria sub-8. O município de Campo Mourão contou com 10 atletas.
Outros integrantes da equipe também obtiveram bons resultados, como a Isis Eduarda Roeder (3° lugar), Davi Pires de Lara (4°), Heloise de Oliveira Biazon (4° lugar) e Maria Luiza Voloski (4° lugar).
Para participar os enxadristas jogaram fases classificatórias, em torneios de xadrez suíço, em parceria com os clubes, que reuniram atletas de todo o estado.
Na fase semifinal foram classificados oito jogadores de cada categoria, Sub 08, Sub 10, Sub 12 e Sub 14, no xadrez absoluto e feminino, que disputaram o título.
“Estes alunos são frutos do Projeto Xadrez, um esporte educacional que iniciou em 2018 e está colhendo seus frutos em parceria da Fundação de Esportes, Secretaria de Educação e Patrocinadores”, destacou o secretário municipal de Esportes, Marcelo Lima.
O projeto é realizado em oito instituições públicas com aulas online, treinamento de Rendimento no Clube com a Empresa Tonette Treinamentos e também incentivando a rede particular a implantar o xadrez com professores próprios.
“Campo Mourão é um celeiro do esporte paranaense e mesmo com todos os desafios da pandemia os trabalhos da Fecam e associações não pararam, desde os individuais como o xadrez aos coletivos com equipes disputando a Liga Nacional e outros campeonatos brasileiros”, completa o secretário.
Da Redação com Assessoria