Após os hospitais informarem a superlotação com pacientes infectados com a covid-19 na manhã deste domingo (16), agora foi a vez da Secretaria Municipal de Saúde comunicar, nesta noite, que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) também passa por situação crítica.
Segundo nota da pasta, 17 pacientes aguardam surgimento de vagas em hospitais para serem transferidos, “sendo 5 com máscara de alto fluxo e outros 12 de catéter nasal”.
Diante da gravidade a administração pública alerta os munícipes. “Solicitamos a compreensão e os cuidados necessários de toda a população neste momento”, finaliza a nota.
A cidade vivencia um aumento de casos e da pressão por leitos de Covid-19, o boletim epidemiológico aponta que 61 pessoas estão internados nos leitos covid do Hospital Santa Casa e Central Hospitalar, destes 33 são moradores de Campo Mourão. Atualmente 1.141 moradores estão com o vírus ativo no corpo e passam por tratamento.
Estado
De acordo com o Sistema Estadual de Regulação da Secretaria de Estado da Saúde, em oito dias, a fila de espera por UTI para covid-19 mais que dobrou, no Paraná. Saltou de 158 pessoas em 8 de maio, para 345, hoje.
O número é o mais alto desde 3 de abril. Somada a demanda por leitos de enfermaria, são 656 pacientes aguardando uma vaga de internação.
Veja a nota completa abaixo: