Com a chegada de novas doses dos imunizantes contra a covid-19, Campo Mourão, divulgou nesta quinta-feira (20) um novo calendário da vacinação. Nos próximos dias, gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades e pessoas com deficiência permanente.
Para cada grupo há uma classificação de dia e faixa etária a ser atendida. O local de vacinação é sempre a Casa da Cultura.
A Secretaria Municipal de Saúde também disponibilizou o cronograma para a aplicação da segunda dose em alguns grupos prioritários.
Nesta sexta-feira (21), das 08h30 às 16h, será a vez da primeira dose para idosos acima de 60 anos que ainda não estão imunizados, o grupo está sendo classificado como repescagem da vacinação.
Ao mesmo tempo, a Secretaria irá atender as pessoas com comorbidades acima dos 50 anos de idade.
Na manhã do sábado (22), das 08h30 às 13h, recebem a vacina as pessoas com comorbidades com idades entre 40 e 50 anos.
A campanha retorna na segunda-feira (24) pela manhã, das 08h30 às 12h, com a segunda dose para profissionais de saúde imunizados com a CoronaVac/Sinovac no dia 29 de abril e idosos imunizados no dia 30 de abril.
Na parte da tarde, das 12h30 às 16h, serão vacinadas com primeira dose, também com a CoronaVac, as gestantes e puérperas (mulheres em período de até 45 dias pós-parto), que apresentem comorbidades.
Já na terça-feira (25), das 08h30 às 12h, a campanha avança para a primeira dose para pessoas com comorbidades acima de 30 anos.
E a tarde, das 12h30 às 16h, para as pessoas com deficiência permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) com idades entre 18 e 59 anos.
Lista de comorbidades:
- Diabetes;
- Pneumopatias crônicas graves;
- Hipertensão Arterial Resistente (HAR);
- Obesidade Mórbida;
- Doença Renal Crônica;
- Imunossuprimidos;
- Insuficiência cardíaca (IC);
- Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar;
- Cardiopatia hipertensiva;
- Síndromes coronarianas;
- Valvopatias;
- Miocardiopatias e Pericardiopatias;
- Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas;
- Arritmias cardíacas;
- Cardiopatias congênita;
- Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados;
- Doença cerebrovascular;
- Hemoglobinopatias graves
- Cirrose hepática.
Para todos é necessário apresentar o atestado de comprovação de comorbidade para vacinação contra a Covid-19 assinado e carimbado por médico da Unidade Básica de Saúde (UBS) de sua referência ou de médico especialista, obrigatoriamente para rede privada, juntamente com cópia da receita de medicamentos de uso contínuo.
É indispensável, também, a apresentação do RG, CPF e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) junto com os documentos acima citados.