A Prefeitura de Luiziana, suspendeu todos os atendimentos eletivos na rede pública de saúde, a partir de hoje, quinta-feira (20). A decisão foi tomada com base nos dados epidemiológicos que apontam o agravamento da pandemia de covid-19 em toda a região da Comcam. A medida é por tempo indeterminado.
O comunicado emitido nesta tarde pela administração municipal diz que o objetivo da suspensão é diminuir a circulação do vírus. No momento todos os leitos de hospitais estão lotados, enfermaria e UTI, e o município está com pacientes diagnosticados com a covid-19 na observação do Centro de Saúde Celso Nogueira da Silva. Todos fazem uso de oxigênio, demandando assistência especial da equipe e aguardando vaga nos hospitais, no entanto, sem perspectivas.
De acordo com o secretário de saúde do município, Edson Liss, a administração municipal sempre deu apoio para o combate da Covid-19, mas hoje devido ao aumento de casos no município, há uma grande preocupação com a falta de oxigênio, medicamentos e internamentos, disse o secretário.
“Por isto é que o município está suspendendo os atendimentos eletivos. Estamos trabalhando muito, fazendo uma estratégia através do decreto municipal de medidas restritivas e pedindo que todos colaborem. Isso vai ajudar um pouco a derrubar a circulação do vírus, para que ninguém fique sem hospital“, comentou o secretário.
“A Equipe de Saúde vem fazendo tudo o que está ao alcance e está muito preocupada com os pacientes, pois os mesmos correm risco de ficar sem oxigênio e medicamentos pela grande procura.”
A prefeitura irá atender com prioridade os pacientes que apresentem síndromes gripais, sintomas de dengue, suspeitos e confirmados de covid-19 e urgência e emergência.
“Considerando o cenário atual da pandemia no município, estamos tomando medidas preventivas para o enfrentamento da mesma, pois temos um cenário futuro incerto e preocupante, com estudos de muitos óbitos e uma situação catastrófica. Essa é a realidade que estamos enfrentando e juntos vamos vencer mais esse desafio de saúde pública.” complementa.
Da Redação com Assessoria