A convite do Procon de Campo Mourão, o Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem) esteve em recentemente nesta cidade. Juntos, os dois órgãos fizeram uma operação conjunta entre os dias 17 e 21 de maio (toda a semana passada) para fiscalizar os postos de combustíveis no que diz respeito à quantidade oferecida e entregue aos consumidores, bem como a segurança da população em relação ao manuseio do combustível.
“Para se ter ideia, teve postos de combustíveis que tinham sérios vazamentos e com isso poderiam pegar fogo a qualquer momento, colocando em risco a integridade física e a própria vida dos consumidores e funcionários. Isso é um descaso e tem que ser punido”, disse Sidnei Jardim, Secretário Executivo do Procon de Campo Mourão.
Nesta operação, praticamente quase todos os postos foram visitados, com um total de 150 bombas fiscalizadas, e o resultado final foi que diversas bombas foram reprovadas por irregularidades e por erros mecânicos.
Diante disso, essas bombas foram interditadas, sendo proibida a sua utilização; e os postos foram notificados para regularizar os problemas.
O Ipem, como órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), tem em sua atribuição fazer a fiscalização da quantidade oferecida e entregue ao consumidor e as condições que os instrumentos se encontram (questões de segurança).
“O Procon de Campo Mourão agradece ao trabalho do Ipem, que prontamente atendeu nosso pedido e realizou esta grande operação. E reforça que fiscalizações em diferentes segmentos vão acontecer daqui para frente, para garantir que os consumidores não sejam lesados em seus direitos”, conclui Sidnei Jardim.
Com Assessoria