O Paraná tem nesta terça-feira (25) a maior taxa de transmissão da Covid-19 do Brasil. Segundo dados da ferramenta independente loft.science, o índice chamado Rt do estado está em 1,14, com possibilidade de chegar a 1,19 se considerada a margem de erro do levantamento.
Na prática, um grupo de 100 paranaenses tem potencial para transmitir a doença para outras 119 pessoas, o que é um forte indicativo de que a pandemia está em aceleração.
Outras ferramentas, como o Farol Covid, também mostram o Paraná em situação grave em relação à disseminação do novo coronavírus. O índice Rt calculado para o estado é de 1,10 – seria o equivalente a afirmar que 100 pessoas poderiam contaminar outras 110 –, mas segundo o Farol Covid a situação pode ser ainda mais grave.
Pelos cálculos deles, o estado pode estar passando por uma taxa de subnotificação de 78%, o que significa que de cada 10 pessoas infectadas 8 não estão sendo diagnosticadas.
Os números foram classificados pelo diretor de Gestão em Saúde da Sesa, Vinícius Filipak, como “assustadores”. Rafael Deucher, presidente da Sociedade de Terapia Intensiva do Paraná (Sotipa), lamentou a realidade pela qual está passando a saúde do Paraná.
“Novamente nós temos pacientes intubados fora das Unidades de Terapia Intensiva, em pronto-socorro ou em uma UPA aguardando transferência. Isso já virou realidade novamente”, disse em entrevista à RPC.