Até a manhã desta quarta-feira (26) que Campo Mourão já havia aplicado 30.902 doses da vacina contra a covid-19, é o que informa o “Vacinômetro”, da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa). A maior parte desse público é formado por idosos.
A vacinação na cidade começou no dia 20 de janeiro. Desde então, foram aplicadas 20.613 primeiras doses e 10.289 segundas doses.
Já receberam as doses moradores com mais de 60 anos, e parte dos grupos prioritários de profissionais da área de saúde, educação, forças de segurança, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente e gestantes.
O maior público com a imunização completa é o de idosos de 80 a 84 anos, com 947 pessoas com imunização completa das 959 pessoas que receberam a primeira dose.
Seguido pelos idosos de 75 a 79 anos. Nesta faixa etária, 1.856 receberam a primeira dose e 1.766 receberam a imunização completa.
Veja abaixo a tabela com o andamento da vacinação na cidade:
Os imunizantes objetivam a diminuição de casos, principalmente graves, e de óbitos daquelas determinadas doenças e mesmo após vacinado, há chances de a pessoa contrair a doença.
É importante salientar que a imunidade da vacina contra a covid-19 divulgada pelos fabricantes é alcançada 14 dias após a aplicação da segunda dose.
Portanto, mesmo após as duas doses das vacinas, é necessário manter os cuidados preventivos contra a covid-19.