Uma escola municipal de Nova Cantu servirá como espaço de isolamento para pacientes da Covid-19, a partir desta segunda-feira (31), em paralelo com a testagem em massa da população.
O objetivo é conseguir mapear a transmissão local da Covid-19 por meio de testagem. Estabelecendo o rastreamento dos contatos do morador positivado e garantir um isolamento seguro para o mesmo.
O local escolhido, pela proximidade do Hospital Municipal Alvadi Monticelli, foi a Escola Municipal Castro Alves. Segundo o Prefeito Airton Agnolin, o espaço não se trata de um equipamento de saúde e sim um lugar onde os moradores podem ficar isolados ajudando a acabar com a circulação do vírus e tratando os casos antes mesmo de irem parar no hospital.
A nova estratégia de combate à pandemia foi anunciada em live nas redes sociais do município na semana passada e neste último domingo (30) a escola foi preparada para receber os pacientes. O local passou por limpeza e higienização.
Ainda de acordo com Agnolin, o município já adquiriu dois mil testes rápidos e pretende inicialmente testar os contatos dos casos ativos.
Esse teste rápido analisa a resposta imunológica do organismo ao vírus e verifica se a pessoa está produzindo ou já possui os anticorpos para combater a doença. Ou seja, é possível identificar o estágio da Covid-19 no paciente, se no início ou em processo de cura.
O boletim epidemiológico deste domingo aponta que o municipio acumula 818 casos confirmados, destes 134 continuam com o vírus ativo no organismo e 12 faleceram em decorrência da doença.