Projetos do programa Parques Urbanos do Paraná estão com obras avançadas em duas cidades da região. São áreas que estão sendo recuperadas e serão aproveitadas como espaços de lazer e turismo dos moradores de Araruna e Moreira Sales.
O projeto é da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo e o objetivo principal é o combate à erosão e, nesse contexto, o programa se alia à preservação ambiental. Ao todo, 46 Parques Urbanos estão em obras ou projetos avançados no Paraná.
O Parque das Araras, em Araruna, está com 66% das obras concluídas. O investimento total é de R$ 1,13 milhão para recuperar 35 mil metros quadrados na região central do município, compreendendo os bairros Jardim Primavera, Jardim Araruama, Jardim Furlaneto e Jardim Aquarius.
O local abriga diversas nascentes que dão origem ao Córrego Timbó. A região apresentava sinais de desmatamento e assoreamento e vai passar a contar com pista de caminhada, lago, trilha, academia ao ar livre e playground para as crianças.
De acordo com o prefeito Leandro Oliveira (Cidadania), será o primeiro parque de Araruna com atividades esportivas e de lazer. O objetivo também é despertar a conscientização da população para a preservação e recuperação do meio ambiente.
“A restauração desse local era um anseio da população, mas não tínhamos orçamento. Só foi possível atender a esse pedido antigo dos moradores porque fomos agraciados pelos recursos do governo”, disse o prefeito.
Já em Moreira Sales, as obras estão em 47%. O investimento é de R$ 769 mil para revitalizar a área de um bosque municipal que estava abandonado.
A previsão é atender cerca de 1.200 habitantes que visitam o local pelo menos 3 vezes na semana. O parque ecológico foi criado com o objetivo de combater o processo erosivo que existia no fundo de vale e evitar o descarte clandestino de lixo.
Com AEN