Mulher, entre 71 e 75 anos, moradora do centro, este é o perfil predominante, neste momento, das pessoas que completaram o ciclo de imunização da vacina contra a Covid-19 em Campo Mourão.
Entre os moradores que estão com a primeira dose no braço o perfil não sofre muita alteração, somente a faixa etária rejuvenesce. São mulheres entre 51 e 55 anos, residentes no centro.
Os dados estão no vacinômetro do Governo do Estado do Paraná e foram coletados nesta manhã de quarta-feira, 7 de julho.
O índice da população que está com a primeira dose é de 44.92%. São 42.895 pessoas vacinadas. Enquanto o número daqueles que tomaram as duas doses ou ainda a vacina de dose única e estão com a imunização completa é de 12.87% dos habitantes. No Brasil este número é de 13,13% da população que tomaram a segunda dose ou a dose única de vacinas contra a Covid e estão imunizados.
A porcentagem se refere à toda a população, ou seja, incluindo também pessoas menores de 18 anos, o que difere do grupo de vacináveis.
Primeira Dose
O perfil dos vacinados com a primeira dose tem predominância feminina com 55.03%, ou seja, 23.609 das doses aplicadas. A faixa etária mais imunizada, em número absoluto, incluindo os grupos prioritários, estão os moradores de 51 a 55 anos de idade, este grupo é responsável por 13.71% (5.884) das doses.
Segunda Dose
O Vacinômetro também aponta que o maior número de moradores que completaram o ciclo de imunização contra a Covid-19 são os que têm idades entre 71 a 75 anos. Sozinho, este grupo representa 19.72% das pessoas que estão com a segunda ou a dose única da vacina no braço.
Imunizantes
Entre as vacinas administradas em Campo Mourão, a maioria é da AstraZeneca, com 51.58% do total; seguida pela CoronaVac (Instituto Butantan/Sinovac), com 26.59%.
Os imunizantes objetivam a diminuição de casos, principalmente graves, e de óbitos daquelas determinadas doenças e mesmo após vacinado, há chances de a pessoa contrair a doença.
É importante salientar que a imunidade da vacina contra a covid-19 divulgada pelos fabricantes é alcançada em média 14 dias após a aplicação da segunda dose o mesmo vale para a dose única.
Portanto, mesmo após as duas doses das vacinas, é necessário manter os cuidados preventivos contra a covid-19.